Tenho pacto com Deus

Dia 25 (Mas eu…)   Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor, Sl 116.13  Neste salmo também não aparece o termo “quanto a mim” nem “mas eu”… apesar de estar trazer a idéia implícita. Em vista do livramento do Senhor, o salmista assume atitudes fundamentais : toma o cálice da salvação ( remete à Ceia, o pacto com Deus pelo sangue de Jesus ) e invoca o nome do Senhor : YHVH indício de buscar intimidade com Deus.

*Testifica o livramento do Senhor: “Tu, Senhor, livraste a minhas alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda”( Sl 116.8 ) – Que Deus ! O salmista estivera muito abalado: “eu dizia na minha precipitação: – Todo homem é mentira” Sl 116.11
# Quantas vezes, em momentos de aflição, se fazem afirmações generalizadas e não verdadeiras *Tempo de aflição é tempo de ficar de boca fechada, para não falar bobagem, nem coisas das quais venhamos a nos arrepender depois. “Todo prudente guardará silêncio porque o tempo é mauAm 5.13

O salmista expressa gratidão fazendo um pacto com Deus, como era costume na época quando um mais poderoso livrava um mais fraco de seu perseguidores.

“tomarei o cálice da salvação”… cálice fala-nos de bebida oferecida, servida por alguém.
(Já ouvi falar em cálice da ira da Deus…) Neste caso, há referência ao cálice da salvação : deve ser um momento especial, em que se brinda o livramento providenciado pelo Senhor. Lembra aliança, remete à Ceia :’cálice é o Novo Testamento no Meu sangue, derramado por vós’ Lc   22.20

# Cada vez que tomamos a Ceia, reafirmamos nosso pacto com Deus com base no sangue de Jesus ,além de obedecermos Seu mandamento: “fazei isso em memória de Mim…até que Ele venha” 1Co 11.23-26  

*É momento solene e como tal deve ser considerado: devemos nos preparar para tomar a Ceia tendo um momento de reflexão e confissão de pecado.Se estiver com a vida “em dia” com o Senhor, pode percorrer a lista de Ef 4.30-32, dizendo: – Senhor, veja onde há, e tira do meu ser toda amargura, cólera, ira, gritaria, BLASFÊMIA (Sl 10.13 corr) MALÍCIA (intenção maldosa) espírito crítico, palavras e atitudes maldosas, mesmo a título de brincadeira, ressentimento, falta de perdão. Que lista !
Invocarei o nome do Senhor…” tantas coisas são invocadas, mas não temos o costume de invocar o nome do Senhor; aliás nem o conhecemos bem ( ver artigo : Nomes de Jeová ) Sl 18. 3

“invoco o nome do Senhor, digno de louvor, e fico livre de meus inimigos”
# O nome do Senhor é poderoso!

O início do culto sistemático a Deus, foi: “então se começou a invocar o nome do Senhor” Gn 4.26

à Vamos aprender a invocar o nome do Senhor, devidamente ! #
(Mas eu…)   Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor, Sl 116.13 -x-