Eu sou…

Dia 03-     Eu sou O que sou… Ex.3.14
No hebraico, este nome é representado por quatro letras YHVH ( lê-se Yavé ) é traduzido por   Jeová  ou SENHOR (em maiúsculas) .  Deus Se apresenta por Seu nome pessoal, mostrando querer ter intimidade com o Seu povo como tivera com Abraão. Deus é o eterno EU SOU : Ele é…cada dia, o mesmo ! Nunca deixa de SER o que Ele é. Leia Salmos e sublinhe   : o SENHOR  é … ( pode pintar com lápis de cor amarelo: muito legal ! )

Em certas  culturas, ex:  USA e Europa,  socialmente,  as pessoas se tratam pelo sobrenome ( ou nome da família) . Apenas familiares ou com a permissão especial permissão da pessoa pode-se chamar alguém pelo primeiro nome; ex Paulo.   Assim, sabemos que Deus buscava  intimidade com o povo que não O conhecia. Após séculos  no Egito, Israel conhecia o Senhor  apenas como o Deus de Abraão, Isaque  e Jacó ( Ex 3.6) não era o Deus deles, do povo em geral, exceto por alguns como fora o pai de Moisés.

No evangelho de João várias vezes Jesus Se apresentou  usando a mesma forma  verbal atribuída exclusivamente a Deus: EU SOU ( YHVH )  como Deus se apresentou a Moisés, Ex 3.14_ Nessas ocasiões, os judeus estremeciam e rangiam os dentes por considerar  heresia. E seria mesmo, se não fosse a mais ura verdade.

EU SOU… a luz do mundo( 6.35) , o pão da vida ( 8.12) , a porta, o Bom Pastor ( 10.9 e 11)  a ressurreição e a vida ( 11.25)  o Caminho, a Verdade e a Vida ( 14.6) a videira verdadeira ( João 15)

Hebreus esclarece, em texto que introdutório:’  Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas.2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas,.4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles” Hb 1

UAU !  que descrição impressionante de Jesus :  você O conhece assim ?