a oferta de Abel

Dia 20  Entendida a ilustração do Princípio da Substituição,  através das vestes de peles feitas pelo Senhor ( Gn 3.21) , Abel é aceito por causa da oferta de cordeiros, primícias de suas ovelhas ( Gn 4.4) Caim não foi aceito mas Deus disse: ‘Se bem fizeres, não é certo que haverá aceitação para ti ?’   Por que Caim não fez o certo?

O sinal da aceitação de Deus era  CAIR FOGO DO SENHOR e consumir a oferta:. ‘ pois saiu fogo de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos’  Lv 9.24.

Criadores de caso, gostam desse texto também: sugerem ter Deus preferências arbitrárias.Mas, vamos pensar( afinal temos cabeça para quê? ) A mensagem das vestes de peles fora bem compreendida, como se verá por toda a narrativa bíblica, mesmo antes do sacrifício ter sido oficializado por Moisés. Reconhecendo-se separado de Deus, merecedor de morte, Abel se chega apresentando um substituto imolado.
Mas Caim apresenta-se a Deus com o fruto do seu trabalho, como a dizer a Deus: -“Veja do que eu sou capaz : eu quero agradá-lo com o que eu posso produzir.  –  Eu quero ser aceito pelo meu  melhor.”
Caim sabia como fazer para ser aceito, mas queria do jeito dele,não do de Deus  (Gn 4.7)      É atitude bem típica do homem sem Deus, mesmo que religioso, tentando aplacar a ira de um ente  espiritual que sabe ser superior. E envida todos os seus esforços para alcança´-lO. Eis a origem de todas as religiões.  A questão é: só Deus pode cobrir a distância que nos separa dEle. Por isso, veio em busca de Adão: Onde estás? Gn 3.9.
Por isso Jesus precisou vir : para nos levar  de volta a Deus. At 4.12
“nenhum outro nome há,…entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”

Princípio ( P) espiritual expresso no Novo Testamento mas que se vê bem claramente prefigurado aqui, é a CARNE: tudo o que naturalmente brota  no íntimo de um pecador, é pecado:  orgulho, independência de Deus, auto suficiência, fazer como acha em vez do que Deus diz, que é rebeldia.
“até a lavoura dos ímpios é pecado”  Pv 21.4

Você pode pensar: mas esse é o ímpio! Leia com atenção e decore,  breve perfil do ímpio  que Deus  dá no  Salmo 50.16-21: o ímpio é religioso, decora versículos, mas despreza a correção do Senhor. Não rouba, mas consente com o ladrão: quantas formas de roubo admitimos, a começar pelos jeitinhos no Imposto de Renda,ou então:-Bem que faz (ao ter notícia do Governo ter sido lesado) Tens parte com os adúlteros: o que se faz ao ver certos filmes?
Senta para falar mal do irmão da igreja e de sua família. “Isto tens feito”…
Pensa que Deus não vê? é fácil qualquer um, até mesmo cristão, agir como ímpio.
O padrão de Deus não muda. Deus não tem queridinhos. Só somos aceitáveis a Deus em Cristo, pela fé no sangue de Jesus: Outro princípio fica evidente:
P  “sem derramamento de sangue não há remissão”  Hb 9.22