Isaque

Dia 24 …Isaque, o filho da promessa, figura de CristoGn 15, Gn 21.
Isaque,o descendente prometido a Abrão, daria continuidade à linhagem que traria ao mundo  Jesus, o Descendente prometido em Gn 3.15. Veja: não é obra do acaso, há uma continuidade, há escolhas pessoais em se seguir a Deus,  e continuar firme em Seus propósitos.Assim nós, não somos indivíduos isolados.

Temos recebido uma mensagem: é nossa responsabilidade crer  e reafirmar  o nosso andar com Deus, para  que o legado à próxima geração possa dar continuidade ao plano do Senhor na História, até à volta de Jesus.  A nossa vida não diz respeito somente a nós, somos célula do corpo de Cristo. Estamos inseridos num plano eterno. Como cristãos, esta vida não é a definitiva: é apenas estágio para o que seremos (nossa verdadeira vida) a função que exerceremos no Milênio de acordo com a avaliação de nosso estágio que é esta vida . Não podemos deixar passar oportunidades, nem sermos lerdos em aprender a lições que o Senhor tem para nós, muito menos ficarmos à margem do propósito dEle a cada um de nós. Naquela época, as pessoas agiam por amor a Deus, sem a mínima noção da tremenda importância de suas vidas. Mas nós sabemos.
E , por isso, temos maior responsabilidade.

> Reafirmada a promessa de  dar-lhe um filho, Deus revela o cativeiro no Egito, o que faz com que José peça para levarem seus ossos quando saíssem do Egito, e as próximas gerações lembraram e respeitaram tal  pedido.  Gn 15,   Gn 50.25,  Ex 13.19
Eles criam na Palavra e na revelação de Deus como sendo fidedigna

 Isaque tipifica Jesus não apenas como o Descendente prometido, mas como o Filho obediente ao Pai em tudo, até às últimas conseqüências.
Ele experimentou a provisão de Senhor  e prefigurou  a ressurreição de Jesus ( Gn 22) 

Mais uma vez vale lembrar que eles não sabiam que Deus estava escrevendo a História através deles. O discípulo de Jesus toma sua cruz cada dia, e segue a Jesus,  Lc 9.23