Dia 17 ‘Eu, porém estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus.
– Tu és o meu auxílio e o meu libertador, Senhor, não te detenhas’ ( Sl 70.5) Esta oração é
pedido de socorro urgente. .Anote para orar em tempo de necessidade. Ao orar, o salmista expõe a situação na qual se encontrava:
1- havia os que procuravam a alma dele( 70.2 ) Satanás costuma usar pessoas e situações para atingir nossa alma, como dardos inflamados. ‘Nossa luta não é contra carne e sangue mas contra principados’ ( Ef 6.16,12) # Alguém me dizia: – “Você só tem um inimigo!”
# Logo após uma revelação especial de Deus, Pedro foi usado por satanás para servir de tropeço para Jesus, que percebeu e disse: “Arreda satanás, pois não cogitas das coisas de Deus, mas dos homens” ( Mc 8.33) Temos de ter discernimento do Senhor para não nos deixar abalar por estes dardos inflamados do maligno = tudo o que deixa você “queimado”
# antigamente, para invadir uma cidade, o inimigo lançava enormes dardos com tocha acesa na ponta, em direção às portas da cidade, que costumavam ser de madeira. Queimadas, ficava fácil arrombar com tronco de árvore e entrar facilmente pela porta.
Assim que se sentir “queimado”, trate primeiro de seus sentimentos, confessando-os e clamando pelo sangue de Jesus. Depois, fale com a pessoa sempre se fixando na situação
:- “Essa situação não é…” ou – ‘ Tal situação é…’
– JAMAIS acuse: “Você…” pois levanta imediata barreira na comunicação, gerando auto defesa ou ataques mais violentos a você.
_ “Isso me faz ter vontade de agir agressivamente, o que eu não quero. E assim vai, sempre se referindo à situação, sugerindo com calma,um modo de se chegar a um acordo.
2- “Os que me desejam mal”, 70.2; sempre há quem nos inveje e se alegre com nosso mal. Há os que sem causa nos odeiam, simplesmente por sermos filhos de Deus, e nem eles mesmos sabem o porquê dessa antipatia. # Mas nós sabemos ! Mesmo na igreja: há joio misturado com o trigo ( Mt 13.25 ) Outro fato espiritual: ’ o que foi gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também agora’ Gl 4.29
*Ler a Bíblia com atenção faz-nos espertos para discernir a causa do comportamento
# ‘inexplicável’ de alguns, e para sabermos como lidar com eles
3- Os que debochavam dele _Uma forma sutil (?) de deboche é os que gostam de tirar sarro da nossa cara, deixando-nos desapontados: – Ah! Ah! você não é crente ?
# Se estivermos errados, é uma boa chamada de Deus através do ímpio. Deus usou uma jumenta para chamar a atenção do profeta! Nm 22.27-31
# Mas se estamos com problemas e o ímpio tirar sarro pelo nosso Deus não resolver, não me livrar : então, de fato, é dureza, prova a nossa fé, pois sabemos que Deus age a Seu tempo.
4- Sempre há os que buscam o Senhor e amam a salvação de Deus que, sabem, virá a seu tempo. # Elias pensou estar só mas havia sete mil (!) fiéis a Deus e que,
# certamente o estavam sustentando em oração, 1Rs 19.18
5- E eu? i) Eu estou aflito e necessitado: apressa-Te, não Te detenhas
- ii) Tendo exposto ao Senhor o que ia em seu íntimo, o salmista
iii) afirma a atitude assentada no coração: Tu és o meu auxílio, meu Libertador.
# Já contei da amiga que orava: “Está em Tuas mãos”
-É atitude de quem decide não reagir, nem dar nenhuma ajudinha a Deus.
#Reagir é agir em resposta a atitude do outro, que determina o meu modo de agir
– A grande sacada de ser cristão é aprender a AGIR de acordo com o padrão de Deus,
– enquanto o diabo faz de tudo para fazê-lo reagir na carne.
à Pense como AGIR, em vez de reagir.
Ore: ‘ não me mova a mão do ímpio’ Sl 36.11
Eu, porém estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus.
– Tu és o meu auxílio e o meu libertador, Senhor, não te detenhas’ Sl 70.5 -x-