Cadernos em branco

03.02 … trazem  lembrança dos tempos da infância, da expectativa de uma ano inteiro de novos conhecimentos 

* Quando eu estudava, gostava muito dos cadernos novos, em branco e imaginava :  quantas coisas novas !
                   – Pensava em caprichar na letra, encapava cada um com cuidado,
                       – Colava figura adequada à  matéria…  

 

  • Conversando com meu neto de 9 anos, ele reclamava de ficar sentado tanto tempo !  
  • Para ele, escola significa ficar sentado…  QUE PENA ! 
       >  precisa saber despertar o interesse  dos alunos, pelo SABER  
     
  • Para mim, escola significava aprender coisas novas e muito interessantes! 
    > O que houve com o ensino?
    > O que há com essas crianças da era informatizada ?

*Pais cristãos têm maior responsabilidade de conversar com seus filhos,

 

a Bíblia diz para os pais ENSINAREM os filhos,

  •   que é muito mais do que só corrigir
     * Para ensinar, é preciso saber fazer.
    O ensino pelo exemplo é muito mais eficaz.

     Que exemplo você dá a seus filhos ?
    Quanto à Palavra, quanto a valores_  e quanto às suas atitudes ?
    – que lugar ocupa a TV no dia de seu filho ?
  •        – Você vê os programas que ele vê?   
           – quanto tempo ele fica exposto aos jogos eletrônicos ou à Internet.?

* Evidente que criança frente à TV dá sossego! Mas é um sossego CARO, pois não temos idéias  a quantas influências eles estão sendo expostos:  subliminares, ou até muito evidentes !   
* Compartilho com vocês meu cuidado nesse sentido,e procuro conversar com meu neto,    é preciso conversar com os filhos

1- mostrar que o cérebro tem várias áreas,
e que cada uma delas é usada em certas atividades. 

   – Então, é preciso variar de atividades para usar UMAS  partes do cérebro

                                                                     enquanto  OUTRAS descansam:
     >  evita o stress e aumenta o rendimento em todos os aspectos
Ex: se regar só alguns canteiros de uma horta,

         – os outros vão ficar murchos, sem vida.

 

2- mostrar que o cérebro é algo maravilhoso que Deus fez :

                     a mente é O QUE VOCÊ  é …Pv 23.7
   – também cada imagem, som, cheiro que percebemos fica indelevelmente registrado na mente.
* Então, cada um precisa ANALISAR para ver o que está pondo dentro de seu cérebro : a gente não fica sempre ‘ grudado’’ nos filhos, então precisamos dar CRITÉRIOS  PARA QUE ELES ESCOLHAM POR SI MESMOS 

quando estiverem longe dos  pais   ( ver link ‘A aZ’)

 

3-   e mostrar desde cedo :
    – a responsabilidade que eles têm de ESCOLHER a QUALIDADE das coisas a que eles vão expor seus cérebros : 

      –  tem cabimento por LIXO   dos outros dentro de sua casa ?      
     – mas é o que muitos estão fazendo, vendo TV sem pensar,

                     >  e deixando seus filhos verem…

*Li reportagem numa revista sobre a preocupação de alguns  quanto ao conteúdo IDEOLÓGICO dos livros didáticos.

                ALGUNS AINDA SE IMPORTAM, 
       Alguns ainda se dão ao trabalho de alertar os outros.!  

* Compartilho com vocês experiência de avó, pois com meus filhos não tive cuidado tão enfático, nesse sentido, mesmo porque a época era outra ! 

 

As coisas não estavam tão ‘ desandadas’ como agora.

 MAS… para falar assim com seus filhos,
> é preciso que você comece a olhar para o céu de manhã,
à e comente com ele como estava de um azul tão lindo !                         

Que você repare nas flores que brotam das árvores, enfeitando o cimento da cidade…
à e comente com seus filhos sobre o ‘ milagre’ da natureza mesmo no asfalto e na poluição

> Que você compre alguns CD’s de música   erudita,

            daquelas mais ‘populares’. e conhecidas
   à e estabeleça um momento adequado para usar outra área do cérebro
         ouvir boa música pode  ser  um ‘ar puro’ entre atividades

        ( uns 15 minutos não no horário do programa favorito deles)    

 

> Procure ter acesso a revistas boas, como , POR EXEMPLO: VEJA, ÉPOCA,  ISTO É…
E COMENTE OS ARTIGOS COM SEUS FILHOS
(de certa forma, os estará ajudando para a época do Vestibular)

* Também vocês terão outros assuntos para falar além de – FAÇA ISSO’ ‘Não faça aquilo!”
# o que, certamente, levará o relacionamento pais / filhos a um nível mais maduro e interessante

   

     Acima de tudo:

    conheça a Palavra, viva a Palavra,

     busque relacionamento de amor com Deus
– e  seu exemplo  ENSINARÁ seu filho,   Dt 6. 5-11 ( convém decorar ! )

 

 

Dt 6.7 e as ensinarás a teus filhos, e [delas falarás]
sentado em tua casa ( às refeições, vendo TV)

 e andando pelo caminho ( nas idas e vindas do cotidiano)
, ao deitar-te ( devocional* antes de dormir cf o que ocorreu no dia)

  e ao levantar-te. ( devocioanl sobre princípuios ba´sicos da Palavra) 

 

 ah! como  DEVOCIONAL*   entendo:

  ler um(uns) versículos da Bíblia  e dar ligeira explicação prática.

   

       ( não é ler aqueles artigos que citam a Bìblia ‘de raspão’ ,

                   e o resto é só uma conversinha  lamena… )

 ORAR  pedindo que Deus lhes aplique a mensagem ao coração  

J  ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~